Connect with us

GOSPEL

Pastor e conferencista Eldo Gama, da Batista Filadélfia, lembra que hoje, 30 de novembro, é Dia do Teólogo

Publicado

em

O pastor e conferencista Eldo Gama, presidente da Igreja Batista Filadélfia, cuja sede se localiza na rua coronel Fontenelle de Castro, Estação Experimental, lembra que hoje, 30 de novembro, é Dia do Teólogo.

O que Teologia e quem são os Teólogos

Tem interesse em conhecer mais sobre religiões e a influência que esta tem na sociedade? Então a profissão de teólogo pode ser para você. Confira agora o curso de Teologia!

Para entender o que é Teologia, precisamos primeiro saber a origem e o significado da palavra. Etimologicamente a palavra Teologia é a união de dois termos gregos: theós = Deus + logia = ciência. Portanto, podemos compreender Teologia como sendo um saber ou uma ciência de/sobre Deus.

Trata-se de um estudo sistemático sobre Deus, ou seja, a sua essência, seus atributos e a sua existência. Esse estudo pode ser feito a partir de diferentes teologias (cristã, judaica, islâmica, etc.). Atualmente a maior parte dos cursos de Teologia reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) são voltados para a Teologia Cristã, na qual o objeto de estudo é a Bíblia Sagrada.

Como se dá o estudo da teologia

Para entendermos melhor o que é Teologia não basta compreender o significado para palavra, mas sim como ocorre esse estudo. Na Teologia o objeto de estudo não é definido, já que Deus não é objeto, ou seja, não é possível fazer um estudo de Deus diretamente. O que se pode estudar é o que conseguimos observar, como as representações sociais do divino em várias culturas.

Esse estudo pode ser sistemático (ou dogmático) e se organiza por temas e em fatos teológicos, criando assim um sistema de estudos específicos. Já a Teologia bíblica estuda e analisa os textos a partir da arqueologia, da história e da geografia dos tempos bíblicos.

Há ainda a Teologia reformada que tem raízes na reforma protestante e tem como base, principalmente, Lutero e Calvino; a Teologia contemporânea que é o estudo de Deus nos tempos atuais e a Teologia da libertação que é uma corrente teológica humanista, interpretando a Bíblia por meio do sofrimento dos pobres (possui tendências marxistas).

Como é o curso de Teologia

O curso de Teologia gera dúvidas em muitas pessoas: o que é Teologia? O que se estuda no curso? Como é a carreira de um teólogo? Quais disciplinas serão ministradas no curso? Essas são algumas das dúvidas que surgem quando o tema Teologia surge. Mas o curso e a carreira não são tão difíceis de serem compreendidas.

No curso de Teologia você vai analisar as religiões em diferentes contextos e períodos históricos, assim como os dogmas, as doutrinas religiosas e as tradições. O papel do teólogo é pesquisar e analisar como a religião influenciou as sociedades no decorrer do tempo e quais são as tendências religiosas para o futuro.

No curso de Teologia você verá conteúdos sobre textos sagrados, doutrinas e rituais. Também serão ministradas aulas sobre sociologia, antropologia, filosofia, psicologia, história e línguas clássicas. Mas conforme citado acima, todos esses estudos serão destinados para a compreensão da influência que religião tem na sociedade e a relação desta com a religião.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas