Connect with us

POLÍTICA

Justiça rejeita novo recurso contra pesquisa em que Mailza Assis encosta em Alan Rick na disputa pelo governo

Publicado

em

A nova tentativa do partido Republicanos de suspender a divulgação da pesquisa eleitoral do Instituto Veritá sobre a disputa pelo governo do Acre em 2026 voltou a ser rejeitada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC). Em decisão publicada nesta quinta-feira (21), a juíza Lilian Deise Braga Paiva decidiu que o recurso apresentado pela legenda não poderia sequer ser analisado pela Corte neste momento do processo.

O partido, que tem o senador Alan Rick como pré-candidato ao governo estadual, havia ingressado com um agravo regimental contra a decisão monocrática que autorizou a continuidade da divulgação da pesquisa registrada sob o número AC-07234/2026.

Desta vez, porém, a magistrada não entrou no mérito das alegações apresentadas pela sigla. Segundo ela, a legislação eleitoral não permite recurso imediato contra esse tipo de decisão interlocutória, já que o processo ainda não teve julgamento final.

Na decisão, a relatora citou o artigo 237 do Regimento Interno do TRE-AC e também a Resolução nº 23.608/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), destacando que eventuais questionamentos deverão ser discutidos apenas em eventual recurso após a sentença definitiva do caso.

“Independentemente da relevância dos argumentos trazidos”, escreveu a magistrada, “o sistema recursal eleitoral vigente impede que este Tribunal conheça de agravo regimental interposto contra despacho que nega liminar em sede de representação”.

O Republicanos argumentava que a permanência da pesquisa nas redes sociais e em veículos de comunicação estaria causando “desequilíbrio informativo” no cenário político estadual. A legenda também citou decisões de outros Tribunais Regionais Eleitorais, como os de Goiás e da Paraíba, que teriam suspendido levantamentos do Instituto Veritá em situações semelhantes.

Apesar disso, o TRE-AC manteve válida a decisão anterior, publicada no último dia 14 de maio, quando a Justiça Eleitoral já havia concluído que não existiam provas suficientes de irregularidades capazes de justificar a suspensão imediata da pesquisa.

Na ocasião, a defesa do Republicanos alegou supostos problemas metodológicos, ausência de informações detalhadas sobre a coleta de dados e inconsistências na identificação partidária de pré-candidatos. A magistrada, contudo, entendeu que os elementos apresentados não demonstravam ilegalidade evidente no levantamento.

A pesquisa do Instituto Veritá ouviu 1.030 eleitores acreanos entre os dias 23 e 27 de abril e apontou liderança de Alan Rick na corrida pelo Palácio Rio Branco.

No cenário estimulado, em que os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados, Alan Rick aparece com 38,1% das intenções de voto, seguido pela governadora Mailza Assis, com 32,9%, e pelo ex-prefeito de Rio Branco Tião Bocalom, com 22,1%.

Já no levantamento espontâneo, Alan Rick alcançou 44%, enquanto Mailza Assis registrou 27% e Tião Bocalom apareceu com 22,5%.

O levantamento também mediu a rejeição dos pré-candidatos. Tião Bocalom lidera nesse quesito com 33,4%, seguido por Alan Rick, com 23,8%, e Thor Dantas, com 22,9%.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas