Connect with us

POLÍTICA

Em conferência internacional do BRICS, Velloso busca tecnologias para saúde, telemedicina e conectividade no Acre

Publicado

em

Assessoria

O deputado federal Eduardo Velloso participa nesta semana da CIPR 2026, a maior conferência de tecnologia e economia digital da Rússia e do bloco BRICS. O evento acontece na cidade de Nizhny Novgorod e reúne representantes de governos, empresas e especialistas de diversos países para discutir inovação, conectividade e soluções tecnológicas aplicadas à indústria e aos serviços públicos.

Médico oftalmologista, Velloso afirmou que a agenda tem foco direto em áreas que impactam a realidade do Acre, principalmente saúde e conectividade no interior do estado. Segundo ele, a participação no evento busca aproximar o Acre de experiências e tecnologias já utilizadas em outras partes do mundo.

“Como médico, eu sei o quanto a tecnologia salva vidas. E como deputado, é meu dever ir aonde for preciso para buscar soluções que possam melhorar o atendimento no nosso estado, principalmente para quem mora nos municípios”, afirmou.

Entre os temas acompanhados pelo parlamentar estão telemedicina, inteligência artificial aplicada à saúde, tecnologia voltada ao tratamento do câncer e ampliação da conectividade em regiões isoladas. A ideia é identificar ferramentas que possam ajudar a reduzir distâncias e melhorar o acesso da população a atendimentos especializados.

Durante a agenda na Rússia, Velloso também visitou um hospital de referência em oncologia e acompanhou demonstrações sobre o uso da inteligência artificial integrada à cirurgia robótica. O deputado afirmou que o conhecimento adquirido no evento pode ajudar no avanço da medicina no Acre, principalmente na área do tratamento do câncer.

“Queremos que o Acre seja um dos principais centros de tratamento oncológico mais modernos do mundo. Estamos firmando parcerias e buscando tecnologia para que esse avanço comece pelo nosso estado”, disse.

O parlamentar lembrou ainda que já destinou mais de R$ 7 milhões em emenda parlamentar para aquisição de um robô cirúrgico que será instalado na Fundação Hospitalar do Acre. O equipamento será utilizado principalmente em cirurgias oncológicas, com expectativa de entrar em funcionamento nos próximos meses.

Velloso destacou também que o Acre enfrenta desafios específicos por conta da distância entre municípios e das dificuldades logísticas, especialmente em áreas rurais e comunidades mais afastadas. Para ele, a tecnologia pode ajudar a diminuir essas barreiras.

“Estamos falando de levar atendimento para locais onde muitas vezes o paciente precisa viajar horas ou até dias para conseguir uma consulta ou exame. A tecnologia hoje já permite aproximar esse atendimento da população”, disse.

A presença no evento também representa uma oportunidade de ampliar contatos institucionais e acompanhar tendências que podem futuramente ser aplicadas no Acre. “O Acre precisa estar conectado com o mundo. A gente não pode ficar distante das transformações tecnológicas que já estão mudando a vida das pessoas”, concluiu.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas