Connect with us

ARTIGO

Tercio Genzini, o médico do fígado dos acreanos, escreve artigo brilhante sobre a morte

Publicado

em

Quando a morte se aproxima….

Por Tercio Genzini

Nestes dias fui visitar uma paciente para a qual a medicina não tem mais nada a oferecer pensando em cura, apenas para conforto, infelizmente interpretado por muitos profissionais da saúde como morfina!

Há 4 anos, diante de um câncer de fígado avançado, fizemos seu transplante de fígado com doador vivo, seu filho, que imediatamente se prontificou a colaborar para salvar sua vida que, na época, estava por um fio.

4 anos se passaram e com eles muitos momentos felizes, para a mãe e para o filho.

Mas o destino é o destino…

Recentemente um quadro de obstrução intestinal a levou a uma cirurgia de urgência e seu diagnóstico foi um tumor ginecológico avançado, que traz dor e sofrimento, e coloca sua vida em risco…

E, no seu leito, enfraquecida, ela pediu para me ver…

Quando cheguei, ela me agradeceu pelos 4 anos felizes que passou e me disse: “eu só queria ver meu amigo, não meu médico, porque eu sei que dessa vez o senhor não poderá fazer nada por mim” …

Realmente, nessa visita, ela tenha feito muito mais por mim do que eu por ela, me lembrando novamente que a morte se aproxima sem avisar, e cada dia de nossas vidas deve ser celebrado… e me ensinando também que carinho, conforto, consideração e respeito também fazem parte do tratamento.

Fica o alerta a todos os transplantados, que após o transplante, a preocupação com a saúde não deve se restringir apenas ao órgão transplantado.

Dieta saudável, atividades físicas, controle da pressão arterial, do açúcar sanguíneo, colesterol, exames cardiológicos e exames preventivos de rotina devem ser feitos rotineiramente. Para as mulheres, rotina ginecológica, para o homem, exames da próstata, e para ambos, endoscopia, colonoscopia e exames de imagem abdominal periodicamente além de outros e eventuais solicitados pelos profissionais da saúde que os acompanham…

Sempre que a morte se aproxima ela traz lições. Não há tantas palavras que possam ser ditas, mas muitas atitudes podem ser tomadas.

A essa minha linda paciente, apenas uma mensagem: “a senhora fez tudo certo…vamos aguardar as decisões de Deus” …

*Tercio Genzini é médico em São Paulo

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas