Connect with us

ELEIÇÕES

Convenções partidárias começam amanhã: AGIR e PSD serão os primeiros a realizar o ato

Publicado

em

Por Wanglézio Braga

A partir desta quarta-feira (20), de acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos políticos poderão oficializar suas candidaturas por meio das convenções partidárias. No Acre, pelo menos dois candidatos com chapa majoritária confirmaram datas e os horários para as convenções, ainda nesta semana.

O ato obrigatório é o momento em que os convencionados decidem entre seus filiados quem será candidato, os números e os nomes pelos quais serão identificados nas urnas eletrônicas. Além desse processo, as convenções servem ainda para decidir pela formação ou não de coligações para as eleições majoritárias.

As convenções poderão ocorrer de forma presencial, virtual ou híbrida no período designado e devem ser feitas de maneira unificada, como a de um único partido. A data limite é 5 de agosto, por esse motivo a convenção ocorre antes do registro de candidatura.

O AcreNews procurou a assessoria de imprensa dos principais partidos, principalmente os que estão com pré-candidatura ao Governo do Estado, ao Palácio Rio Branco, para divulgação das datas e horários das convenções.

De pronto, o partido do pré-candidato David Hall (AGIR) deve ser o primeiro a realizar ato. A convenção do AGIR vai ocorrer nas dependências do Clube dos Oficiais da PM e dos Bombeiros, localizado ao lado do INTO, no dia 22 de julho (Sexta-feira) a partir das 18 horas.

O PSD de Sérgio Petecão fará a convenção no sábado (23) no Ginásio do SESC Bosque a partir das 17 horas. O ato deve contar com representantes do PTB, PROS e Avante.

O PP de Gladson Cameli disse que ainda não tem ‘informações sobre a convenção’. O PSB de Jenilson Leite anunciou que iria dizer a data em breve. O MDB de Mara Rocha, segundo informou o deputado e presidente da sigla no Acre, Flaviano Melo, a data ainda não foi marcada e deve ser divulgada ainda nesta semana.

Já os pré-candidatos Nilson Euclides (PSOL) e Lyra Monteiro (PMN) não responderam aos nossos contatos. 

Vale lembrar que neste ano, os eleitores vão escolher presidente da república, vice-presidente, governador do Estado, senador, deputado federal e estadual.

Informação atualizada às 18hs

O PSB no Acre já tem data para sua convenção estadual. O evento ocorre no dia 5 de agosto, sexta-feira, a partir das 17 horas, no auditório do AFA Jardim, em Rio Branco. Um comunicado foi divulgado pelo presidente da sigla no Acre, Cesar Messias.

ELEIÇÕES

Márcia Bittar participa da Caminhada da Esperança no bairro Calafate

Publicado

em

Por

Na manhã desta quinta-feira, 18, Márcia Bittar (PL), pré-candidata ao Senado Federal, acompanhada da militância dos partidos que formam a coligação “A Esperança de um Acre Melhor Começa Agora”, participou da Caminhada da Esperança que ocorreu desta vez no bairro Calafate.

“Me sinto muito feliz em andar pelas ruas da nossa capital, estou sendo muito bem recebida onde vou, aqui no Calafate não foi diferente, eu vejo no olhar de cada pessoa que converso a necessidade de uma verdadeira mudança na nossa política”, disse Márcia.

A candidata fez questão de visitar todos os comércios e conversou com os comerciantes sobre as suas principais queixas e problemas enfrentados.

“Criminalidade, roubos e furtos nos comércios são as maiores queixas não só dos empresários do Calafate mas de toda a nossa cidade, todos querem uma maior segurança para poder trabalhar em paz, gerando emprego e renda. Me coloquei à disposição para lá em Brasília, ao lado do nosso presidente Jair Bolsonaro, investir na segurança pública acreana”, argumentou Márcia Bittar.

[Assessoria de Imprensa]

Continue lendo

ELEIÇÕES

No Acre, nenhum candidato solicitou nome social para aparecer na urna eletrônica

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

Dados do Sistema de Candidatura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), consultado pelo AcreNews, revelam que nenhum dos 529 candidatos ou candidatas do Acre solicitou o pedido de inclusão do nome social.

Em todo o país, 34 concorrentes (sete homens e 27 mulheres) ao pleito de outubro solicitaram a inclusão do nome social nas urnas. Em porcentagem, representa 0,12% do número total de candidaturas homologadas junto ao TSE.

Nome social é aquele pelo qual as pessoas transgênero, travestis e transexuais preferem ser identificadas na sociedade. O uso do nome social em candidaturas bem como no título de eleitor foi possível a partir de 2018.

Continue lendo

ELEIÇÕES

Homem de 87 anos é candidato mais velho e mulher de 19 a mais nova das Eleições no Acre

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Fotos: Reprodução

Um indígena de 87 anos e uma jovem de 20 anos, respectivamente, contemplam os extremos das idades dos candidatos das “Eleições 2022” no Acre. Em consulta ao registro do Sistema de Candidatura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o AcreNews verificou que ambos concorrem a uma das 24 cadeiras na Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC).

Gleyciane Holanda do Nascimento, de 19 anos, é a candidata mais jovem. Em seu registro no TSE, consta que ela nasceu em Rio Branco, possui ensino superior, parda, solteira e não declarou bens em seu nome. Holanda é do partido Cidadania federalizou com o PSDB. Ela fará 20 anos no próximo dia 21 de agosto.

João Francisco Ferreira, que atende pela alcunha política de João de Deus, de 87 anos, é o candidato mais idoso. Ele nasceu em Mâncio Lima, no dia 12 de julho de 1935. Possui ensino médio completo. Ferreira é viúvo e aposentado. João declarou à Justiça Eleitoral que é indígena. Seu partido é o União Brasil. Nenhum bem foi cadastrado no sistema.

Apesar de constarem candidaturas junto ao Sistema do TSE, ambos aguardam julgamento dos respectivos pedidos.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas